Geotecnologias

Os estudos aplicados ao espaço geográfico, em geral, envolvem a análise de um vasto volume de informações com o objetivo de descrever, diagnosticar e monitorar um determinado ambiente em diversas escalas. Imagens de radar e satélite, dados geográficos, mapas digitais, entre outros elementos, são integrados e processados de forma a prover novas informações que auxiliam na gestão do território.

O uso de geotecnologias é uma das formas possíveis de trabalhar a integração das informações, através de técnicas computacionais e matemáticas que permitem a análise da dinâmica espacial como um todo.

Com uma equipe formada por especialistas com expertise, tanto acadêmica quanto profissional, a Carste investe regularmente em equipamentos e recursos geotecnológicos de alta qualidade de forma a garantir a excelência no serviço prestado. Fazendo uso de equipamentos como drones homologados e certificados de última geração, câmeras fotográficas de alta resolução e softwares especializados, a empresa oferece serviços como geração de modelos digitais de elevação e de terreno (MDE/MDT), modelagem de cenários preditivos (como avaliação do potencial espeleológico), aerolevantamentos, filmagens e fotografias de alta definição, imageamento para monitoramento, georeferenciamento, entre outros.

O uso de ferramentas geotecnológicas em estudos ambientais é uma realidade crescente e em constante desenvolvimento no mercado. Um de seus principais objetivos é promover a inteligência espacial aplicada à gestão territorial.

SERVIÇOS DE GEOTECNOLOGIA

Modelos Digitais de Elevação – MDE

Um Modelo Digital de Elevação (MDE) representa, de maneira precisa e confiável, a altitude e o delineamento de um determinado terreno e pode ser utilizado como subsídio para modelagem hidrológica, mapeamento do solo, análise integrada da paisagem, além de diversas outras aplicações.

Modelos Digitais de Superfície – MDS

Os Modelos Digitais de Superfície (MDS) têm por objetivo a representação de todos os elementos e fenômenos ocorridos em uma determinada superfície, como relevo, edificações, estruturas, etc. Tais modelos também possibilitam análises aplicadas ao planejamento urbano e ambiental.

Geração de curvas de nível de detalhe

A Carste Ciência e Meio Ambiente realiza a extração e o tratamento de curvas de nível de detalhe do terreno por meio do uso de drones certificados e de alta qualidade.

Monitoramento da evolução espaço-temporal da paisagem

Visa monitorar a dinâmica da evolução espaçotemporal, gerando documentos e registros coletados ao longo de um período que permitem avaliar as intervenções e alterações ocorridas no uso do solo.

Elaboração de mapas temáticos

De forma a subsidiar os mais diversos tipos de estudos, a Carste Ciência e Meio Ambiente elabora mapas temáticos de forma criteriosa, garantindo a excelência do produto gerado e a integridade da base de dados. Um mapa temático representa, de forma reduzida, o espaço geográfico em análise sob a perspectiva de um tema específico, que pode indicar parâmetros, além de caracterizar territórios.

Conversão de dados espaciais

A integridade dos dados geográficos é fator de extrema importância para assegurar a confiabilidade de qualquer projeto que exija a utilização de informações espaciais. Os dados manipulados pela Carste atendem aos mais altos padrões de qualidade existentes.

Processamento digital de imagens - PDI

Com o auxílio de softwares específicos de sensoriamento remoto, as técnicas aplicadas de Processamento Digital de Imagens (PDI) têm como principal finalidade possibilitar ao usuário a extração de informações integradas de imagens orbitais e aéreas.

Ortofoto de alta resolução espacial

Com o auxílio das melhores tecnologias, a Carste Ciência e Meio Ambiente faz o levantamento aerofotogramétrico com imagens de alta resolução espacial, que permitem ao usuário observar, com nitidez e em detalhes, os menores elementos presentes na superfície. As imagens são tratadas de forma a garantir ao usuário precisão, acurácia e qualidade em posicionamento e medidas.

Mapeamento do uso e cobertura do solo

A Carste Ciência e Meio Ambiente retrata a configuração e o modo como o espaço tem sido utilizado por meio do mapeamento do uso e cobertura do solo, utilizando imagens de alta resolução espacial e aplicações de técnicas avançadas de Processamento Digital de Imagens (PDI).

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0