Sismografia

A Carste Ciência e Meio Ambiente é uma empresa certificada com Competência de Laboratório pela Rede Metrológica de Minas Gerais (RMMG) conforme determinado pela ABNT NBR ISO/IEC 17025 abrangendo a medição de velocidade de partícula de pico e pressão acústica segundo a ABNT NBR 9653:2018.

A Carste conta com técnicos especializados para a fase de levantamento, incluindo a instalação e operação dos sismógrafos, e interpretação dos dados, gerando informações de alta confiabilidade. Para isso, são utilizados sismógrafos com geofones triaxiais e microfones externos, que captam ondas sísmicas e acústicas, geradas por fontes naturais e antrópicas no meio, em monitoramentos contínuos ou pontuais.

Na mineração e no meio urbano, a utilização de sismógrafos permite mensurar os níveis de vibração e de pressão acústica causadas por movimentação de equipamentos e desmonte de rochas por explosivos, com a intenção de preservar estruturas físicas e buscando o conforto das comunidades do entorno.

A sismografia permite avaliar os níveis de vibração e, caso os valores sejam próximos aos documentos de referência, devem ser elaborados estudos para a atenuação das ondas, para garantir a integridade física de cavidades e obras de engenharia, como residências, taludes, viadutos, tubulações, entre outros.

SERVIÇOS DE SISMOGRAFIA

Certificação e equipamentos - Carste

A Carste Ciência e Meio Ambiente é uma empresa certificada com Competência de Laboratório (PCR Nº 513.01) pela Rede Metrológica de Minas Gerais (RMMG) – conforme determinado pela ABNT NBR ISO/IEC 17025 – para medição sismográfica abrangendo velocidade de partícula e pressão acústica, segundo a ABNT NBR 9653:2018. Para isso, são utilizados sismógrafos com geofones triaxiais e microfones externos, que captam a vibração no maciço e a pressão acústica geradas por fontes naturais e antrópicas no meio, em monitoramentos contínuos ou pontuais. O apoio técnico suplementar, caso necessário, é fornecido por consultores externos.

Monitoramento sismográfico de vibração do terreno e pressão acústica

Diversas atividades relativas ao meio urbano e industrial emitem vibração no terreno e pressão acústica. Dependendo das características do terreno, as vibrações geradas podem implicar danos estruturais nas construções e causar distúrbios para as populações do entorno. Sendo assim, o monitoramento sismográfico de vibração do terreno e pressão acústica visa reportar os níveis de vibração gerada por essas atividades, verificando se eles são aceitáveis perante as normas vigentes.

Monitoramento e Simulação Sismográfica para a proteção de cavidades

Desmonte de rochas por explosivos e atividades operacionais próximos a cavidades podem causar impactos na integridade física do meio hipógeo, levando à queda de blocos e, em casos extremos, ao abatimento de condutos. O monitoramento sismográfico visa quantificar a vibração no maciço que aloja a cavidade. A partir desses dados, somados aos monitoramentos fotográficos e de integridade física, é possível avaliar se a vibração gerada pode causar danos ao patrimônio espeleológico. A simulação sismográfica de desmonte de rochas permite, por meio de modelos matemáticos, apresentar curvas de atenuação de vibração, avaliar os parâmetros do plano de fogo e traçar quais os níveis máximos de vibração admissíveis para a manutenção da integridade física das cavernas.

medição sismográfica de desmonte de rochas visando à integridade de estruturas

O desmonte de rochas por explosivos leva à dispersão de vibrações no terreno, que podem levar a danos e rupturas de estruturas de mineração e obras civis, sendo estas passíveis de monitoramento sismográfico. O monitoramento gera dados que permitem avaliar os valores de vibrações máximos suportados por tais construções, a fim de traçar valores de controle e garantir a integridade física dessas estruturas.

Plano de monitoramento sismográfico

No contexto de processos de licenciamento ambiental, atividades operacionais que emitem vibração precisam da elaboração de estudos técnicos para desenvolver planos de monitoramento e controle, com vistas a garantir a proteção do patrimônio espeleológico e de obras civis durante as fases de desenvolvimento dos projetos no empreendimento.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0